quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Associativismo

O Associativismo é o maior fenómeno de actuação da sociedade civil das sociedades modernas. Ao mesmo tempo é um dos maiores movimentos de voluntariado porque, a maior parte das vezes, as associações de cariz desportivo, cultural ou recreativo, têm dirigentes voluntários.
É pois um fenómeno de substituição dos órgãos públicos. Quando um clube, por exemplo de futebol, forma centenas de crianças e jovens, substitui as autarquias e o estado, que têm nas suas atribuições e competências, a promoção da actividade desportiva e da vida saudável.

Não será pois de estranhar que a maioria das autarquias delibere, anualmente, a atribuição de subsídios à actividade desportiva, cultural e recreativa, uma vez que estas associações promovem um fim de interesse público, substituindo os entes estatais.

É claro que há excepções. Existem associações que, sob a capa de desenvolvimento de um fim público, cobram preços nada sociais aos pais e servem para empregar os cônjuges e outros familiares directos. Mas estas árvores não fazem a floresta e, a maioria das associações, são compostas por gente de bem e que dispõem do seu tempo de forma abnegada e com claros prejuízos pessoais e familiares.

Este movimento associativo não pode acabar. As lacunas e perdas seriam enormes. Só não o perceberá quem nunca passou pelo associativismo sério ou que não tenha observado, com calma, os óptimos resultados alcançados por estes movimentos e pessoas.

Para que não acabe, os poderes públicos, Câmaras Municipais e Governo, não podem deixar de pagar pontualmente os subsídios de apoio, uma vez que o mecenato e publicidade estão cada vez mais reduzidos. E a maioria destas associações não são subsidio-dependentes. Muito pelo contrário. Fazem o milgare da multiplicação dos pães, vão buscar ajudas a todos os lados, põem dinheiro do seu bolso, para cumprirem os fins sociais da Associação ou Clube.

Se há prioridade na vida autárquica é apoiar os clubes e associações desportivos e culturais. Que se façam cortes noutras áreas. Agora ver o associativismo definhar por atitudes arrogantes e de descontrolo financeiro é que é muito duro.

Que o digam todos aqueles que se envolvem diariamente no associativismo, que fazem letras de favor, que são pagas com rendimentos próprios. Nunca vimos nenhum autarca ou ministro a pagar despesas do seu ordenado público, para continuar os fins públicos das instituições para as quais foram eleitos ou nomeados.

Há que reflectir.