segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Reacções e Esclarecimentos

O meu post sobre as eleições no PSD de Santarém tem gerado, para além de mais de 300 visualizações no dia hoje, um conjunto de reacções.

Para que aquele pensamento não possa gerar mal entendidos, convém referir um conjunto de dados.

Considero que a minha opinião é perfeitamente legitima porque: (i) Sou militante do PSD; (ii) Não fui candidato nestas eleições e não ocupo nenhum cargo no PSD; (iii) Sou um cidadão livre; (iv) Participei activamente no PSD local nos últimos 10 anos; (v) Fiz três mandatos como Presidente da Comissão Política de Secção e um como Presidente da Mesa do Plenário; (vi) As minhas opiniões só me vinculam a mim; (vii) Prefiro o método de opinião directo e público ao dos cafés e pequenos grupos.

O meu post nada tem de ataque pessoal, de acutilância ou ironias. Descreve factos, indica nomes (as vitórias têm rosto e as derrotas também) e limito-me nele a lembrar as pessoas que os actos têm consequências. Mas caberá a cada um tirá-las, ou não! Quer os ganhadores, quer os perdedores são pessoas livres e conhecem bem a política, e eu não tenho qualquer legitimidade, cargo ou sequer vontade, para obrigar as pessoas a tomarem posições. Apenas quero, como digo na ficha técnica do meu blog, gerar pensamento, opinião.

Se bem leram o citado post, começo por enaltecer a força do PSD em Santarém. E termino com um sincero apelo à união. E também aqui, sem falsa modéstia, tenho legitimidade para falar. Permitam-me então um ligeiro recuo no tempo. Em 2002 disputei as eleições do PSD concelhio com uma outra lista, que tinha João Lucas como candidato à Secção e António Campos como candidato à Mesa. Nas eleições seguintes (2004), convidei António Campos para ser o candidato à Mesa na nossa lista, que aceitou, tendo desempenhado esse mandato. Convidei também Nuno Cardigos para tesoureiro dessa Comissão política, que aceitou e desempenhou, igualmente, o cargo. Em 2006 em novas eleições convidei João Lucas para ser o candidato na nossa lista à Mesa, que aceitou e constituímos lista única. Nuno Cardigos, Susana Pita Soares, Manuela Estêvão, agora candidatos pela Lista B, fizeram parte das Comissões Políticas. Pelo meio indiquei, enquanto Presidente da Comissão Política, Vítor Varejão para assumir as funções de Administrador da empresa Municipal Scalabisport, no Conselho de Administração tripartido.

Tudo isto numa lógica de união, de concentração de esforços, pois dentro de um partido, a união faz a força e gera bons resultados, como aqueles que julgo ter contribuído para que o PSD alcançasse.

E tenho a certeza que Nuno Serra conseguirá obter a desejada união, muito embora não dependa só dele.

Uma última nota sobre a última frase do post que invoca outro deste blog (A Sapatilha e o Mocassin). Acho que a minha metáfora tem causado alguns azedumes, quando não era intenção. Apenas descrevi, utilizando uma comparação simples, o princípio de Peter. Mas se não gostam da comparação, podemos alterar e utilizar a t-shirt e o camiseiro. É só uma questão de passar do calçado, para o vestuário.